O que é auto-ajuda?

Auto-ajuda refere-se a qualquer coisa que possa ajudar o indivídua a si transformar, melhorar. Seja aprimorar na forma econômica, espiritual, intelectual ou emocionalmente. Hoje é um lucrativo ramo literário.

Os critícos afirmam que esse tipo de literatura vendem falsas esperanças, iludindo uma camada desdesperada da população. Segundo, a CBL – Câmara Brasileira de Livros – em 2000 o segmento de livros de auto-ajuda cresceu 7% no Brasil.

Confesso, eu tinha um certo preconceito quanto a esse gênero literário, isso porque achava vinculado ao charlatanismo e não me imaginava nesse tipo de nicho de mercado. Hoje, alguns livros de auto-ajuda encontram na lista dos livros que pretendo reler. Três dos quatro livros que estou lendo são de auto-ajuda e vários já estou juntando dinheiro para comprar. Não pretendo ficar presa a esse tipo de leitura, mas, sinceramente estou adorando.

A principal dica que dou é “não acredite em milagres”, mudanças reais necessitam de tempo, livros que prometem soluções em uma semana, com certeza, estão na coluna do charlatanismo.

Para mim, os livros funcionaram um pouco. Acho que cresci muito mais trabalhando com meu cunhado e aprendendo na prática que o mundo é bem diferente do que na teoria, do que lendo esses livros. Mas alguns conceitos, filosofias ou ideias venho seguindo. A segunda dica é “mescle”, você não precisa seguir o conselho do seu guru (kkk) completamente, aprenda alguma coisa, aplique outras e jogue o que não achar interessante fora. Algumas coisas são totalmente inaplicáveis outras devem ser melhoradas e algumas são,simplesmente,  boas do jeito que são.

Você não é culpado por todo o mal que tem na sua vida, com certeza. Mas será capaz de transformá-la se tomar as rédeas dela.

O SEGREDO de Rhonda Byrne,  a sua filosofia até para quem não acredita na lei da atração é bem interessante. Que tal enxergar a vida sempre pelo lado positivo? Deixar os maus pensamentos longe do seu coração e que esses não corroam sua alma? Bem legal, né? É isso que esse livro estimula. Só que, para variar, a solução está dentro de você e mudar seus pensamentos não é uma coisa que aconteça de uma hora para outra, é necessário tempo e estímulo contínuo. Todos os dias meditar sobre o que é grato, agradecer as coisas que lhe acontencem e pensar sempre emitindo boas vibrações que o universo lhe dará. Bem, para mim, a vida já lhe arranca muita coisa, então, desejar que ela lhe dê coisas boas emitir boas vibraçoes e acreditar que tudo isso lhe trará coisas boas, mesmo que não seja verdade, fará muito bem a sua alma. Por isso, gosto desse livro.

Quando se faz concurso o que você mais escuta é justamente isso “o seu pior inimigo é você”. E talvez seja verdade, você é que vai achar que não lembrará de nada, você que achará que cairá em pegadinhas, você que achará que não dará tempo… Que tal tentar seguir essa filosofia de vida e pensar que conseguirá realizar seus sonhos?

OS 100 SEGREDOS DAS PESSOAS DE SUCESSO de David Niven – Leitura simples, sem gráficos desenhos ou longos textos, o autor mostra em tópicos há conselhos reais que podem ser aplicados ao cotidiano. São apresentandos casos reais de sucesso relacionado ao tópico e ao final conclusões baseadas em estudos. Ao terminar sua leitura você terá uma nova imagem sobre sucesso, uma espécie de ética capaz de ser aplicada ao dia a dia.

Mas que segredos são esses? Necessidade de auto-confiança, planejamento, valorização das pequenas vitórias, a busca do próprio interesse, o pior fracasso é não tentar, tenha um humor positivo, necessidade de se preparar e especializar, concentrar, se motivar, do solo, valor da alimentação…

OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES de STEPHEN R. COVEY, oficialmente, esse é meu livro favorito. Primeiro porque ele aplica ideias de administração no gênero auto-ajuda, explica de forma didática e tudo parece tão plausível que é bem fácil de aplicá-lo. Esse, principalmente, enfatiza a ideia de que para que esses tópicos tornem-se hábitos é necessário aplicá-los ao cotidiano, inseri-los no seu dia à dia.

  • Hábito 1: Ser Proativo;
  • Hábito 2: Começar com o Objetivo em Mente;
  • Hábito 3: Primeiro o Mais Importante;
  • Hábito 4: Pensar Vencer-Vencer;
  • Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido;
  • Hábito 6: Criar Sinergia;
  • Hábito 7: Afinar o Instrumento.

Ainda estou aplicando o terceiro hábito (já reli os três primeiros várias vezes). E esse livro tem me ajudado muito.

Se hoje você acordasse e estivesse no céu quem seriam as cinco pessoas que você encontraria? Eu só faço ideia de uma… Minha mãe!

MITCH ALBOM conta a história de Eddie um mecânico de 83 anos que morre no dia de seu aniversário ao tentar salvar uma menininha. No decorrer dessa tragetória ele compreende que marcou a vida de algumas pessoas e principalmente, que essas pessoas marcaram sua vida.

A ideia do livro é que não levemos nossa vida em brancas nuvens, que não transformemos encontros em simples encontros e sim em oportunidade. Valorize todas as pessoas que passam eu sua vida, compreenda que nada sai intocado de um encontro. Aprenda com as pequenas lições e aproveite o máximo possível.

Gente, eu fico por aqui, semana que vem faço uma segunda parte desse post com mais dois livros muito bons que li ou estou lendo.

Anúncios

2 comentários sobre “O que é auto-ajuda?

  1. Fernanda disse:

    Olá,sou novata aqui!
    Mas posso te afirmar ,acho uma babaquice esta coisa de auto ajuda ,acredito que basta a pessoa gostar de sí própria para lhe fazer o bem,buscando ter sempre pensamentos positivos,muito amor próprio e um espiritu querreiro!
    Conheço muita gente insatisfeita com a vida,invejando o sucesso de quem trabalha e colecionando livros como do Dr. Lair Ribeiro e outros,depois as coisas ñao dao certo e ficam depressivas e compram outro pra ver se vai funcionar rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s