São Judas Tadeu

É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas

São Judas Tadeu é, sem dúvida, hoje, um dos santos mais populares. No entanto, embora figurasse entre os apóstolos de Cristo, a devoção por ele se inicia tardiamente, uma vez que foi durante muito tempo “deixado em segundo plano” em função de seu nome, que se confundia com o do “apóstolo traidor”, Judas Iscariotes.

São Judas era primo de Jesus, pois era filho de Alfeu, também chamado de Cléofas, irmão de São José. Ao que se sabe, seu pai era um daqueles discípulos de Emaús, a quem Jesus apareceu naquela tarde do dia da Ressurreição. Quanto à sua mãe, ela era uma das mulheres que se encontravam ao pé da Cruz de Jesus, junto com Maria Santíssima.

São Judas – aquele mesmo apóstolo que, na Última Ceia, pergunta a Jesus por que Ele havia se manifestado a eles e não ao mundo – demonstrou sempre um grande ardor pela causa do Reino e, então, o desejo de que o Evangelho se tornasse conhecido de todos. Era o chamado à missão, típico do cristão, daquele que ama a Cristo e guarda a sua Palavra. Ele o amava, e precisava garantir que todos o fizessem também, para que fosse possível se realizar aquela resposta que Jesus lhe havia dado naquela Ceia: “se alguém me ama guardará a minha palavra e meu pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada” (Jo 14,22).

São Judas morreu mártir, provavelmente no dia 28 de outubro de 70. Foi perseguido graças à coerência que mantinha entre a sua fé e a sua vida, e em função da força de sua pregação, coisas que impressionavam de tal forma os pagãos que estes se convertiam “em massa”. Provocando a fúria de feiticeiros, ministros pagãos e falsos profetas, estes acabaram por incitar parte da população contra o santo, que morreu, possivelmente, trucidado a golpes de machado. Esta é a maneira considerada mais provável e, por isso, a sua imagem traz freqüentemente uma machadinha em suas mãos. Traz também uma Bíblia, lembrando o seu amor pela Palavra de Deus; e um colar, cuja medalha traz o rosto de Cristo, com o objetivo de destacar a sua semelhança com aquele que era seu primo.

Novena a São Judas Tadeu

 

Hino a São Judas Tadeu
Ó glorioso São Judas Tadeu,
Invocamos a tua proteção.
Dá-nos a graça que Jesus te deu
Para alcançarmos nossa salvação.

Quiseste a morte para melhor vida
Deixando o mundo o gozo terreal,
Ganhaste enfim a glória prometida
O amor de Deus, a paz celestial.

Parente de Jesus e de Maria
Tu tens no céu de Deus tão grande amor
Que a ti clamamos protetor e guia,
Nas tentações, no desespero e dor.

Tu, que morreste pela Santa Cruz,
Vem socorrer-nos em nosso pedido
Ó venturoso apóstolo de Jesus
Que assim te fez discípulo querido.

Preclaro Mátir, dá-nos tua luz
E nos ampara como filhos teus
Como teu exemplo traze-nos Jesus
Com teu socorro leva-nos a Deus.

Oração Inicial
Ó São Judas Tadeu, ditoso apóstolo de Cristo, inspirado pelo Espírito Santo, escrevestes aos vossos fiéis a vossa epístola; animado de zelo pregastes o Evangelho aos Persas. Varão sábio e generoso, como vos chama São Jerônimo, por vossa grande caridade ouvi nossas humildes preces, e alcançai-nos os favores que por vossa intercessão pedimos ao Senhor, para que ajudados por vossa proteção nesta vida, possamos vos acompanhar na glória, por todos os séculos dos séculos! Amém.

Ladainha
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus, Filho Redentor do mundo…
Deus, Espírito Santo…
Santíssima Trindade, que sois um só Deus…
Jesus, Filho de Deus vivo…
Jesus, Filho da virgem Maria…
Jesus, Mestre dos Apóstolos…
Santa Maria, rogai por nós
Santa Maria, Rainha dos Anjos…
São Judas Tadeu, consangüíneo de Jesus, Maria e José…
Apóstolo glorioso…
Apóstolo perseverante…
Verdadeiro imitador de Jesus…
Amante da pobreza…
Modelo de humildade…
Símbolo da paciência…
Lírio da castidade…
Chama do amor divino…
Estrela da santidade…
Vaso da graça divina…
Testemunho da fé…
Terror dos infernos…
Grande taumaturgo…
Coluna da Igreja…
Consolador dos aflitos…
Refúgio dos pecadores…
Amparo dos necessitados e atribulados…
Especial padroeiro nos casos desesperados…
Abrigo seguro e patrono dos vossos devotos…
Pelos merecimentos de São Judas Tadeu, nós vos rogamos, ouvi-nos Senhor.
Pela sua humildade e paciência…
Pelo seu zelo no apostolado e pregações…
Pelos seus milagres…
Pelo seu glorioso martírio…
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós Senhor.
Rogai por nós, São Judas Tadeu.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração Final
Ó glorioso São Judas, pelos sublimes privilégios de vosso parentesco com Nosso Senhor Jesus Cristo, e de vosso apostolado, privilégios que tanto nobilitaram vossa vida; pela glória que nos Céus estais gozando como prêmio de vossos trabalhos e de vosso martírio, alcançai-nos, d’Aquele de quem procedem todos os bens, as graças espirituais e temporais de que temos necessidade, para podermos aproveitar bem o tesouro dos santos ensinamentos que nos deixastes em vossa Epístola, divinamente inspirada. Fazei que elevemos o edifício da perfeição sobre o alicerce da Fé, por uma Oração fervorosa e ajudados pela graça do Espírito Santo. Que permaneçamos constantes e fiéis no amor de Deus, à espera da Vida Eterna. Fazei, que por todos os meios oportunos, possamos ajudar aos que erram, a fim de que sejam glorificados e exaltados, o Poder, o Império e a Majestade d’Aquele Deus que é Todo-Poderoso para nos livrar do pecado e fazer com que possamos nos apresentar cheios de pureza e de alegria, quando vier Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador. Amém.

1º Dia – São Judas ajuda-nos a compreender a realidade. 

 

São Judas Tadeu, escolhido por Cristo, o amor profundo a Jesus fez que soubésseis escolher o caminho de Deus, na pregação do Evangelho. É necessário que aprendamos vossas virtudes, sigamos vosso exemplo como melhor meio de tornarmo-nos discípulos de Cristo.Que nós sigamos o vosso exemplo tanto na alegria e na vitória, na luta e no sofrimento. Que compreendamos que todas as realidades, agradáveis ou difíceis, deverão ser assumidas como oportunidades benfazejas, que nos levarão ao crescimento na fé e à capacidade de servir no amor de Cristo.

 

São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (faça seu pedido com fé). Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graça e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar através de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vós.

 

2º Dia – São Judas, queremos ser construtores do Reino. 

São Judas Tadeu, Apóstolo e construtor do Reino de Deus, que espalhastes a Boa Nova da Salvação em Cristo, desejamos que venha o quanto antes o Reino de Deus a todos os homens, sedentos de Deus e da sua verdade. É preciso que muitos sejam como vós fostes: construtores do Reino de Deus.

Desejamos ser apóstolos e propagadores da mensagem, da verdade e do amor que Cristo ensinou e dar testemunho cristão nos ambientes em que vivemos sem vacilar na fé e na esperança. Queremos dar testemunho, vivendo o Evangelho, mediante o amor que nos compromete com Cristo.

 

São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (faça seu pedido com fé).  Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graça e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar através de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vós.São Judas Tadeu, rogai por nós!

Pai Nosso, …
Ave Maria …
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre amém.

 

3º Dia – São Judas, ajudai-nos a sermos irmãos. 

São Judas Tadeu, Apóstolo de Jesus Cristo e servidor dos homens, vós que vistes o exemplo de Cristo, que veio para servir e não para ser servido, rogai por nós para que compreendamos o valor do serviço desinteressado e gratuito.

Auxiliai-nos a adquirir o sentido da doação ao próximo, na família, no trabalho e na comunidade. Vós que fizestes de vossa vida uma doação total, pelo anúncio do Evangelho e pelo testemunho de Cristo até o martírio, inspirai-nos coragem e sabedoria, para colocarmos nossas energias e talentos a serviço do irmão.

 

São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (faça seu pedido com fé).Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graça e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar através de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vós. São Judas Tadeu, rogai por nós!

Pai Nosso, …
Ave Maria …
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre amém.

 

4º Dia – São Judas, ajudai-nos a sermos generosos.São Judas Tadeu, Apóstolo sempre fiel ao chamado do Mestre e obediente à voz do Pai, nada vos afastou de seu plano de amor. De vós queremos aprender a renunciar a qualquer plano egoísta para aceitar em tudo a vontade do Pai.

Ajudai-nos, São Judas, a sermos generosos no seguimento de Cristo, e humildes na renúncia a tudo o que nos afasta de seu caminho. Fazei que procuremos, em primeiro lugar, o que nos torna instrumentos de paz e sinais de Cristo para nossos irmãos. 

 

 

São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (faça seu pedido com fé). Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graça e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar através de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vós.São Judas Tadeu, rogai por nós!

Pai Nosso, …
Ave Maria …
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre amém.

 

5º Dia – São Judas, ajudai-nos a sermos puros de coração. 

São Judas Tadeu, Apóstolo de Jesus Cristo e sinal de santidade de Deus, ajudai-nos a alcançar a graça da pureza de intenções para que nosso interior seja fonte de paz e bondade, jorrando a vida de Deus para nossos irmãos.

Que saibamos ser donos de nós mesmos e de nossos sentidos, e possamos estar entre aqueles que são chamados bem-aventurados porque são puros de coração. Conquistai-nos um coração puro, para que através dele possamos enxergar o Cristo em nosso caminho e indicá-lo aos irmãos. 

São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (faça seu pedido com fé). Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graça e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar através de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vós.São Judas Tadeu, rogai por nós!

Pai Nosso, …
Ave Maria …
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre amém.

 

6º Dia – São Judas, ajudai-nos a sermos fiéis à Verdade. 

São Judas Tadeu, Apóstolo e instrumento de reconciliação, alcançai-nos do Pai o dom da firmeza diante do mal, do egoísmo e da injustiça. Fazei-nos sempre atentos à advertência de Cristo: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação”.

Vós que lutastes para vencer o pecado, dai-nos um espírito resoluto e a graça de não cairmos em tentação. E se isto acontecer, rogai por nós, para termos ânimo de nos reerguermos e voltarmos à união com Cristo, vosso e nosso Mestre. 

São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (faça seu pedido com fé). Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graça e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar através de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vós.São Judas Tadeu, rogai por nós!

Pai Nosso, …
Ave Maria …
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre amém.

 

7º Dia – São Judas, ajudai-nos a termos fé. 

São Judas Tadeu, Apóstolo e homem de fé inabalável, a ponto de fazerdes de Cristo vossa única e absoluta certeza, rogai por nós, para que cresça nossa fé e se torne luz para os irmãos. Reconhecemos, diante de Deus, que freqüentemente nossa fé é vacilante e frágil. Sabemos que é um precioso dom de Deus, que é preciso acolher com simplicidade, cultivar pela oração e pelo reconhecimento do evangelho.

Ajudai-nos a pedir humildemente, como vós pedistes com os apóstolos: Senhor, aumentai a nossa fé!

 

São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (faça seu pedido com fé). Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graça e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar através de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vós. São Judas Tadeu, rogai por nós!

Pai Nosso, …
Ave Maria …
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre amém.

 

 

8º Dia – São Judas, ajudai-nos sermos solidários.

 

 

São Judas Tadeu, Apóstolo e irmão dos pobres, hoje vos pedimos que nos alcanceis o espírito de pobreza. Com Cristo anunciastes a boa nova aos pobres e dele ouvistes a solene proclamação: “Bem-aventurados os que têm espírito de pobre porque deles é o reino do céu”.

Rogai por nós, para que o desejo de lucro não nos domine e a ganância de ter mais não tire a capacidade de doar-nos aos mais necessitados e de sermos solidários com os pobres, os doentes, os oprimidos e marginalizados. Encorajados pelo testemunho dos apóstolos, não nos falte o senso de fraternidade, para trabalharmos com todas a forças pela defesa e promoção dos mais desamparados. E que aprendamos a reconhecer em cada um deles o próprio Cristo, nosso irmão e Senhor!

 

 

São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (faça seu pedido com fé). Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graça e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar através de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vós.São Judas Tadeu, rogai por nós!

Pai Nosso, …
Ave Maria …
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre amém.

 

9º Dia – São Judas, ajudai-nos a sermos homens novos. 

São Judas Tadeu, Apóstolo e Mártir, que experimentastes no convívio com Cristo o infinito amor do seu Coração, alcançai-nos a graça da conversão, para que nossos corações se tornem semelhantes ao Dele.

Reconhecemos em Jesus o homem que mais amou, e modelo para todos os homens de bom coração. Por vossa intercessão, sejamos renovados interiormente, segundo a promessa de Deus, de derramar sobre nós uma água pura e dar-nos um coração novo.

 

São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço (faça seu pedido com fé). Eu vos prometo, ó bendito São Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graça e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar através de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vós. São Judas Tadeu, rogai por nós!

Pai Nosso, …
Ave Maria …
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre amém.

 

 

 

 

 

 

São Judas Tadeu, rogai por nós!Pai Nosso, …
Ave Maria …
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre amém.

 

Anúncios

3 comentários sobre “São Judas Tadeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s