Ciúme

De acordo com a psicóloga Ayala Pines, ciúme é “a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade.”  Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes – sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes – sujeito passivo do ciúme – e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes – pivô do ciúme.

A chave da felicidade é a ignorância. Eu sei que vocês vão dizer que  sou louca ou machista. Mas se você quer ser feliz, não procure conhecer, não vale a pena. Você já sa perguntou o que vai ser de você depois que você morrer? Ou se alguém chegar e lhe contar quantos dias faltam para seu irmão morrer? Ou tudo que você viveu é uma mentira?  Quando você sabe que sua amiga não presta você sempre estará armado esperando a “cobra dar o bote”, se você não sabe…Morrerá feliz. Quem não conhece aquela amiga que é traída e é a pessoa mais feliz do mundo. Por isso que o indice de depressão é maior nas pessoas com maior escolaridade – quanto mais se sabe mais infeliz. Se você pensar nisso agora, você larga os livros e se esconde para nunca mais saber mais nada.  Sabe qual o segredo da felicidade? A IGNORÂNCIA.

“Márcia, você prefere viver uma mentira a ter a luz da verdade”. Eu nunca entendi o desejo das pessoas em contar as verdade para a outras. Quem é você? Sabe, deixa a pessoa viver no castelinho de mentira dela. Eu, juro, não acho certo você chegar e contar a alguém que essa pessoa está sendo traída. As vezes a pessoa sabe e ignora. Ai você chega, diz a pessoa que ela vive uma mentira e vai embora. Você estragou a vida dessa pessoa pelo simples fato de se julgar melhor ou mensageiro do amanhã.

E penso que o meu maior defeito é saber demais. Eu sempre estou atrás de saber, fico procurando. Minha sogra costuma dizer que sou muito observadora. E isso não é sinal inteligência, se saber me deixa triste. Por que eu sempre procuro saber? BURRICE! Sou aquele inseto que bate contra a luz, vou repetir inumeras vezes até que me mate.

Eu sou a mulher que sabe demais, sei tudo. Sei para onde ele vai e com quem vai. Sei o que conversa e o que deixa de conversar, e quando não sei descubro. Ou seja, eu sempre sei. E isso está acabando meu namoro.  Não que ele faça alguma coisa, o pior é isso, é saber que ele não merece e eu tenho que mudar.

Ontem, pela milésima vez, briguei com meu namorado e as brigas são tão iguais que eu me sinto vivendo um DEJA-VU. Ciúme, ciúme e ciúme. É o ciúme que afoga e me faz esquecer todos os momentos felizes. Na verdade, eu já nem sou feliz… Eu só tenho ciúme. E o pior é que é tudo tão masoquista, eu sei que vou me ferir mas procuro saber, eu sei que não vou gostar mas tenho que vê. Sabe quando você sabe que vai doer mas passa a mão na ferida? Eu faço isso. Eu não consigo mudar. Na verdade, eu jogo álcool na ferida, tudo é pior na minha mente ciumenta.  

Então, pela milésima vez, ele disse que ia se afastar (não deve), que eu era mais importante e tudo que se diz quando a namorada está pocessa de ciúme. Ele não consegue mudar. E se eu não soubesse que ele não consegue mudar eu seria feliz, eu seria ignorantemente feliz. Mas ele não vai mudar, não quero que ele deixe algo que ama por mim. Porque amar é ceder, né? E eu tenho que vê-lo feliz e se para ser feliz, eu me rasgando por dentro, tenho que dividi-lo. E eu serei sabiamente infeliz. Odeio dividi-lo.

Eu sempre me coloco no lugar das pessoas. Isso é uma virtude, não é? E eu queria que se colocassem no meu. Que olhassem as coisas pelo meu ângulo. E se fosse comigo? E se um cara me ligasse de manhã e a noite? Me desse presentes? Fizesse músicas? Se esse cara fosse apaixonado por mim? Se mandasse mensagens? Se me rondasse? E se fizessem isso com sua namorada? O que você faria? Com certeza faria a mesma coisa que estou fazendo, destruindo um namoro por ciúme.

Pior que eu sei que faço todo mundo sofrer. Ele e eu. Ele por ter que me explicar mil vezes que me ama e eu por me sentir insegura, por querer jogar tudo para o alto, achar que não vale a pena, gritar, chorar… E me sentir enfraquecida. Sinceramente, hoje a pessoa louca que eu estou, eu não me namoraria. Eu tenho que mudar!

Anúncios

11 comentários sobre “Ciúme

  1. Anjinha Conselheira disse:

    é normal q ele tenha uma melhor amiga mulher, mais se ele sabe q ela é apaixonda por ele, ai fica um pouco complicado, ele tem q deixar claro pra ela q não acontecerá nada mais q amizade, agora talves ela faça isso justamente pra provocar vc né? a final o caminho fica livre pra ela se vc ou ele terminar o relacionamento,então: faça ao contrario, mesmo q vc sinta ciume não demonstre e nem brigue com seu namorado por isso, e o dia q tiver uma oportunidadede estar com ela, (sem barraco e sim com estilo), de q vc sabe q ela gosta dele, e aproveita e dá um fora pra ela se mancar!!!! bjus e boa sorte!

  2. Cirana disse:

    Vc tem q ter ciumes dela com ele i naoum ao contrario pq ja passei por isso
    terminei + dois dias depois voltamos
    + ate hoje ela éh afim dele diga a ele q se ele naom tomar uma decisao definitiva ira terminar
    aew see elee te amar de verdade ira ver q esta sofrendo e tentara mudar de posturaa

  3. Lucas disse:

    meu se vc confia nele vc nao deve fica com ciume mas se vc nao confia aiii ja fica com ciume mas nada vee se vc ja esta com ele nao deve brigar por pouca coisaa se ele te trair tb vc vai saber pkk noticia ruim corre rapido mais confia nele

  4. Rosy André disse:

    Isso é culpa dele, ele tem que falar com ela sobre limites, pergunte a ele se ele gostaria de passar pelo que vc está passando?

    Isso está além da amizade mesmo, mas só ele pode resolver a parada!

  5. Ana Foffys disse:

    A pouco tempo um menino novo entrou no meu colégio,ai fiquei muito amiga dele,muito mesmo,a gente conversa todos os dias,e somos muito próximos mesmo,falamos de tudo,principalmente de música!
    A maioria dos meus amigos dizem ” nossa está na cara que você gosta dele”,mas é sério eu só quero ele como amigo…
    Porém,ultimamente ele tem dito coisas como:”Sonha comigo”,”pensou em mim hoje”..
    Meus amigos dizem que ele se apaixonou por mim?Será? o que voces acham??

    só quero e vejo ele como amigo!

  6. Amanda Castelo Branco disse:

    Esse negócio de namorado ter melhor amiga não rolaaa!!! MELHOR AMIGA DEVE SER VC!!!! Se ele não quer dar um basta nisso deve ser pq gosta dessa situação. Ele não tá pensando em vc!!! Pergunte a ele, e se fosse ao contrário? Se eu tivesse um amigo que gostasse de mim, que me ligasse todos os dias, me agradasse com presentes, elogios, como vc se sentiria? Seu namorado tá sendo imaturo!!! Relacionamento a dois, deve ser vivido a dois e NÃO a TRÊS!!! Desse jeito ele vai afundar o namoro, pq tá dando espaço pra outra pessoa ficar entre vcs!!!! FORÇA!!! Diga a ele pra se decidir!!! SEJA FIRME E NÃO RECUE!!!!! (os pontos de exclamação é pq to indignada com essa história, me desculpe mais seu namorado me irritou até o último fio de cabelo!!!! Isso é papel de namorado??? Fala sério!!!!)

  7. Mércia Rodrigues disse:

    Marcinha, já conheço essa história de outros carnavais e pelo que sua tia andou me contando. Se já houva até estórias que a família dela inventou para prejudicar vc, boa pessoa não é, se fica tão próxima dele mesmo sabendo que você se aborrece o que quer é confusão. Eu no seu caso ficaria enlouquecida também, pode ter alguma coisa entre eles além da amizade sim, se ele te amar de verdade não precisa cortar relações com ela, mas pode e deve se afastar um pouco, continue cobrando isso dele mas não brigue nem largue dele é exatamente o que ela quer.Boa sorte.

  8. Anderson UFPB disse:

    Olha é muito dificil isso, é uma situação mto dificil, entao tenha uma conversa muito séria com ele fale tudo que vc ta sentindo, exponha tudo que vc sente, pois se ele te ama msm, ele vai dar um jeito e vai se afastar dessa amiga dele…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s