Manicure

Para quem não me conhece, eu adoro esmalte. Sim! A-DOOO-RO! Sempre que possível compro algum esmalte. Tenho mais de 50, separados em duas maletinhas “uso mais” e “quase não uso”, são cores que compro e depois fico me perguntando o que deu na minha cabeça na hora ou compro e não gosto do resultado.

Não sei fazer as unhas direito, sempre demoro um tempão fazendo, repintando o borrado e depois se invento de cutucar o que saiu da unha a tendência é que perca todo o meu trabalho :(. Chato, né?  Por isso, espero secar e no banho vou tirando o excesso. 

O blog “Não tire bife”  tem um tutorial muito bom para quem quer fazer a unha em casa, clique aqui!. kit_manicure_completo

Só que o assunto desse post não é minha falta de talento para fazer as unhas. E sim, o perigo que podemos encontrar nos objetos que fazemos as unhas.

Se você é como eu e não abre mão de fazer unha no salão – faço toda quinzena. Fique atenta sobre aos perigos que você pode encontrar em um salão beleza. O ideal é que você tenha sempre seu kit com: afastador; tesoura, alicate, lixa de unha, lixa de pé, palito… Para evitar qualquer tipo de contaminação.  Além disso, é importante conhecer o local que está fazendo as unhas, quais são seus tipos de procedimento de higiene, se eles esterilizam o material pelo tempo e temperatura adequados e se objetos descartáveis são realmente descartados. Deixamos esse tipo de atitude de lado por vergonha ou confiança e acabamos sofrendo no futuro.

numeros1

Você sabia que pode contrair o vírus da hepatite B e C, HIV, fungos, bactérias tudo isso através dos objetos utilizados por sua manicure -alicates, lixas de unha e pé, espátulas, palitos…? Pois fique atenta, sua saúde não é brincadeira.

“As manicures geralmente cortam a cutícula, e isso sangra. O sangue contém uma quantidade enorme de vírus. Dez elevado à 13ª potência de vírus por ml, uma coisa brutal. Então uma gota de sangue pode favorecer a transmissão”, explica o doutor Roberto Focaccia. O médico citado, fez uma pesquisa em São Paulo com 100 manicures 10% delas tinham hepatite B ou C, as formas mais graves da doença.

E isso poderia ser evitado se as normas básicas de higiene fossem respeitadas e nessa ciranda, como falei, não só as manicures correm risco, os clientes também.

ATENÇÃO:

  1. Ao utilizar a bacia de água peça para que seja forrado com plástico descartável;
  2. Lixa e palito devem ser descartados após o uso – não existe isso de lixa de estimação. Após usar a lixa, jogue-a fora, isso também vale para os palitos;
  3. Toalhas devem ser usadas uma única vez, após o uso devem ser lavadas, ou seja, uma por cliente;
  4. Alicate, tesoura e outros objetos metálicos devem ser lavados com água e sabão e logo depois colocados no autoclave à 134oC em 12 minutos (ciclo total de esterilização). Ficar muito quente não significa que estar limpo, não pode ficar abrir as portas do aparelho enquanto estereliza, coloca-se tudo a perder – essa história de limpar com acetona ou alcool é mito, não funciona;
  5. Hepatite B tem vacina, faça um exame de sangue e logo em seguida vacine-se. É muito importante para evitar o contágio ou a proliferação desse vírus. No entanto, esse cuidado não deve extinguir os outros;
  6. Leve seu próprio kit – alicate, palito, lixa, espátula…;
  7. Mantenha sempre seu alicate limpo, afiado e sem sinais de ferrugem;
  8. Sempre que possível use um removedor especial de cutículas, uma espécie de palito, que apara as cutículas ao invés de retirá-las completamente. As cutículas protegem as unhas contra fungos;
  9. Ao retirar o esmalte prefira o removedor que possue solvente. A acetona pode ressecar suas unhas e favorecer a descamação.

Eu tenho meu próprio kit, mas não sabia essa questão da bacia d´água e a cutícula, sempre quando faço em casa saiu tirando tudo.  Nas fotos abaixo estão meus kits de fazer unha, meio pobrinho, eu sei. Muito útil! Tenho duas maletinhas e uma cestinha (lembram dela?)onde guardo tesouras, alicate, algodão, cerra, acetona…

IMG0064A

4 comentários sobre “Manicure

  1. Mari Pertori disse:

    Dxy!
    adorei a dxica!
    mto obrigada
    todo mundo aproveita a sobra de lancheirinhas de festas p usar como kit de maquiagem, hahaha
    eu devo ter umas dez
    minha irmã tem 4 anos e vai para uma festa por fds.
    vida social agitada, né?
    deve ser mais q a minha 😀
    XOXO, te adoro!

  2. Angel Helem disse:

    eu assisti a um vídeo no site da ana maria braga falando sobre os perigos de uma manicure, realmente quem não conhece não faz idéia, sempre é bom se cuidar!

Deixe um comentário

